Fernando de Noronha tem copa e seleção
Pode uma ilha com 5 mil habitantes ter torneios de futebol de campo, salão e areia, além de uma seleção […]
Pode uma ilha com 5 mil habitantes ter torneios de futebol de campo, salão e areia, além de uma seleção própria, com direito a cobertura de TV? Em Fernando de Noronha, sim. Único distrito estadual do Brasil, sendo vinculado a Pernambuco, o arquipélago também se orgulha de sua organização no futebol, mesmo com tão poucos “recursos humanos”.
O campeonato de Fernando de Noronha é realizado desde 1989, tendo o nome de Copa Noronha a partir de 2003. A organização é da coordenação de esportes do governo distrital, que distribui as competições ao longo do ano, de forma que uma não coincida com a outra: mar/jun (futebol de campo), set/nov (salão) e dez/fev (areia, em datas que reúnem também futevôlei e vôlei de praia).
O torneio de futebol de campo, principal atração, é realizado no estádio Pianão. Nele cabem 1.000 torcedores, 20% da população. Na arquibancada e no campo praticamente todo mundo se conhece, já que os jogadores são trabalhadores locais, como guias de turismo, mergulhadores, pescadores, funcionários públicos, professores e médicos.
Essa turma é dividida em seis equipes de 16 jogadores, além de 8 times de 10 atletas no futsal e 10 de 12 participantes na areia. As equipes carregam os nomes das vilas Conceição, Três Paus e Trinta e das empresas Econoronha, Locadora e Floresta Nova, e existem ainda o Evangélicos e o Grêmio.
“Há uma taxa de inscrição de R$ 100, mas quem banca as despesas é a administração de Fernando de Noronha, além de patrocinadores”, explica o organizador, Naldo Soares, de 49 anos. Nascido na ilha, ele se orgulha do patamar de organização do futebol da ilha, que conta inclusive com cobertura da TV Golfinho, emissora local mantida pelo governo de Pernambuco. “Temos seleções de novos e de master, que fazem excursões pelo Nordeste”.
Temos seleções de novos e de máster, que faz excursões pelo Nordeste”. Naldo Soares.
Há dois anos, a Associação Noronhense de Veteranos (Anove), fundada em 1989, conseguiu outro feito: a filiação ao Conselho Sul-Americano de Novas Federações (CSANF). A entidade representa territórios e ilhas que não são reconhecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Dessa forma, Fernando de Noronha está apta a disputar a Copa do Mundo de futebol alternativo, realizada pelo Conselho de Seleções não-Fifa (NF-Board). A edição de 2014 tem o Brasil como candidato a sede. “Mas ainda não tivemos amistosos com seleções filiadas”.
Fernando de Noronha é um distrito que responde diretamente ao governo de Pernambuco, e não a um município. O administrador do arquipélago, nomeado pelo governador, é um secretário de estado. As contas públicas são pagas com a verba do estado e a taxa de preservação cobrada aos visitantes.
Em breve vai chegar o dia do nosso primeiro amistoso contra seleções”. Naldo Soares.
Atualmente já existem voos diários para Natal (distante 380 km) e Recife (545 km). Porém, morar em um lugar insular, com apenas 26 km², tem algumas desvantagens. “É um lugar calmo, onde todo mundo vive em harmonia, mas que depende muito do continente”, garante Naldo. Dessa forma, o futebol ajuda unir ainda mais a comunidade e a quebrar um pouco da monotonia.
Clique e confira os campeões da Copa Noronha
2004 – Poty
2005 – Maravilha
2006 – Chelsea
2007 – Grêmio
2008 – Zé Maria
2009 – Grêmio
2010 – Vila
2011 – Conceição
2012 – União da Ilha
2013 – União da Ilha
Site de Fernando de Noronha:
www.noronha.pe.gov.br
Facebook da Copa Noronha:
www.facebook.com/copa.noronha
Mais fotos do estádio Pianão: (clique para ampliar)
Copa Noronha tem cobertura da TV Golfinho, emissora pública da ilha:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/bento-xvi-investiu-na-selecao-do-vaticano
Uma resposta para “Fernando de Noronha tem copa e seleção”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Mt massa veio! seria legal se o campeão disputasse o Pernambucano, quem sabe um dia kkkkk! faltou citar o União da Ilha FC!