Stakecheia

Parimatch Cassino

Deu a louca

Íbis, o pior do mundo, vira febre na internet

Pode um clube que disputa a 2ª divisão de um Estadual ter mais sucesso nas redes sociais que um da […]

Leaderboard - KTO
Mauro-Shampoo-Ibis
Mauro Shampoo, craque às avessas do Íbis, atualmente é o cabeleireiro mais famoso do Recife

Pode um clube que disputa a 2ª divisão de um Estadual ter mais sucesso nas redes sociais que um da Série A do Campeonato Brasileiro? Se esse for o pior time do mundo, pode! Apoiado em estratégia de marketing exemplar, o Íbis rapidamente virou fenômeno cult na internet.

No Facebook, já são 12 mil curtidores do folclórico clube do Recife. Mais que time da elite do futebol brasileiro, caso do Atlético-GO, com 9 mil. No Twitter, são 3 mil seguidores. Todos fãs de tiradas bem-humoradas como: “#fimdomundoibisganhou. Agora o mundo pode acabar mesmo!”

O trabalho de posicionamento da marca, apoiado pela diretoria do clube, foi batizado de “Ibismania: Nada Pode Ser Pior”. Ideia do jornalista Israel Leal, depois abraçada pelo radialista Márcio Constantino, os publicitários Nilsinho Filho e Jonatha Xavier, o administrador de empresas Rafael Troper e os estudantes de jornalismo Ricardo Costa e Rodrigo Nunes.

Nenhum deles originalmente torcedor do Íbis, claro, mas todos com visão sobre o potencial do time que ficou conhecido pela sequência de derrotas na década de 1980. “Tudo começou na Copa do Mundo de 2010. Fiz piadas no Twitter que repercutiram nacionalmente”, conta Israel. No dia 15 de novembro de 2011, aniversário de 73 anos do clube, o projeto foi relançado, com maior corpo.

A exploração do passado derrotista do Íbis já atingiu o objetivo de massificar a marca do Pássaro Preto – ops, afrodescendente, como eles brincam. Agora a meta é render finanças ao clube, que precisou recorrer à prefeitura de Paulista, na região metropolitana do Recife, para ter onde jogar na 2ª Divisão do Pernambucano, iniciada em junho.

Para isso, foi lançada uma série de produtos com a marca do Íbis. Como camisa retrô (R$ 84), blusa do Ibismania (R$ 23,90) e livro do clube (R$ 29,90). Destaque mesmo para o boneco do ex-jogador Mauro Shampoo, craque às avessas do Pior do Mundo, vendido a R$ 19,90.

A ameaça agora é que o projeto faça o Íbis contrariar sua fama. No dia 1º de agosto, o clube deu fim a sequência de 50 meses e 1.517 dias sem vitória, ao bater o Jaguar. Até a 14ª rodada, duas equipes estavam atrás na classificação, Atlético-PE e Sete de Setembro. Um ultraje!

Vai o Íbis virar um time vitorioso? “Jamais”, esperam os fãs ibienses.

Produtos-Ibismania
Banner com os produtos vendidos pelo Ibismania, projeto de posicionamento da marca do Íbis

Tuitadas bem-humoradas do @Ibismania:

  •  #fimdomundoibisganhou. Agora o mundo pode acabar mesmo! Eu vi o Íbis ganhaaaaaarrr!
  •  #fimdomundoibisganhou sem precisar comprar juiz!
  •  4 jogos que o Íbis não perde e a porrada rola solta aqui. A torcida ibiense quer a saída do treinador #ÍbisEmCrise
  • Parabéns ao inglorioso Íbis! Pior time do mundo com muito orgulho, completando hoje 73 anos de muitas derrotas banhadas de alegria.

Acesse o Íbis em seu site, no Twitter e no Facebook.

12 respostas para “Íbis, o pior do mundo, vira febre na internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: