Japoneses são homenageados por recolher o lixo da arquibancada na Copa
Mais uma vez, cenas dos torcedores do Japão limpando o estádio após os jogos viralizaram, no Qatar
Já virou uma tradição das Copas do Mundo recentes. Quando acabam os jogos do Japão, sua torcida recolhe o lixo deixado nas arquibancadas. No Mundial de 2022, eles chamaram a atenção por fazerem a limpeza inclusive no jogo de abertura entre Qatar e Equador.
“No primeiro dia, a quantidade de lixo era chocante”, relembra Tsun-san, capitão da torcida organizada da seleção japonesa, a Chonmage (“topete”, em português). Para ele, não há novidade nisso, já que desde que passou a acompanhar futebol sempre foi assim.
“Não tenho certeza de quando os torcedores japoneses começaram a recolher o lixo nos estádios fora do país, mas não é só no exterior. É o que os torcedores fazem há muito tempo no Japão”, garante Tsun-san, que lidera um grupo de torcedores no Qatar.
- Leia também:
-
Dica cultural
Aprenda as músicas da torcida do Brasil na Copa do Mundo de 2022
Papo sérioJornalistas adivinham mais da metade da Seleção para estreia na Copa de 2022
Deu a loucaFilhos do “Gaúcho da Copa” mantêm legado do torcedor nº 1 do Brasil
Carrinho de comprasLivro da Panini reúne todos os álbuns de Copas do Mundo a partir de 1970
Homenagem da Fifa
Na estreia do Japão, contra a Alemanha, a torcida organizada foi homenageada, após seus esforços para limpar as arquibancadas. “Só queríamos recolher o lixo e sair do estádio o quanto antes, para comemorar aquela vitória histórica, mas a equipe da Fifa nos pediu para esperar. Todos os voluntários no estádio vieram nos agradecer”, confidencia.
Confira abaixo entrevista de Tsun-san ao site da Fifa.
“Esperamos que essa divulgação incentive torcedores de fora do país”
Pergunta – Desde quando os torcedores japoneses têm o hábito de recolher o lixo em estádios fora do país?
Tsun-san – Não tenho certeza de quando os torcedores japoneses começaram a recolher o lixo nos estádios fora do país, mas não é só no exterior. É o que os torcedores fazem há muito tempo no Japão, no campeonato nacional.Pergunta – Mais uma vez, na Copa do Qatar, vocês recolhendo o lixo virou notícia.
Tsun-san – Bom, é verdade que recolhemos o lixo depois dos jogos do Japão, mas mal havia lixo para limpar. Estive na partida entre Qatar e Equador no primeiro dia e a quantidade de lixo era chocante. Todos nós levávamos nossos próprios sacos de lixo e, com outros 30 torcedores japoneses, recolhemos o lixo o mais rápido possível. Então, um youtuber muito conhecido no Oriente Médio gravou aquilo e publicou um vídeo no Instagram, que se tornou viral rapidamente, com 12 milhões de visualizações. A Fifa ficou sabendo do que fizemos e, poucos minutos depois, chamou os 30 para nos dar um prêmio especial.Estive na partida entre Qatar e Equador no primeiro dia e a quantidade de lixo era chocante. (Tsun-san)
Grandes sacos de lixo
Pergunta – Você sempre carrega sacos de lixo grandes?
Tsun-san – Para ser bem sincero, não tínhamos nos preparado para recolher lixo no jogo de abertura. Um ano atrás, depois de ser escolhido como um dos chefes de torcida credenciados pela Fifa, fiz uma viagem de reconhecimento pelo Qatar e conheci todos os estádios. Sabia que, por razões de segurança, não havia suportes para copos nos assentos. Senti a necessidade de trazer um saco de lixo grande para proteger os meus pertences, porque tinha certeza de que muita gente perderia o equilíbrio e derrubaria as suas bebidas. Por isso, apesar de que inicialmente todos nós os levávamos por outras razões, ter sacos de lixo grandes funcionou perfeitamente.Pergunta – A experiência depois do jogo com a Alemanha o surpreendeu, né?
Tsun-san – Sim. Na verdade, só queríamos recolher o lixo e sair do estádio o quanto antes, para comemorar aquela vitória histórica, mas a equipe da Fifa nos pediu para esperar. Então, nós 30 ficamos na arquibancada depois de todos os outros torcedores terem saído. Não tínhamos ideia do que estava prestes a acontecer, mas então todos os voluntários no estádio vieram nos agradecer. Ver centenas de voluntários reunidos e os discursos que fizeram realmente me impressionou. Então, quando foi publicado, o vídeo que mostrou aquele evento foi visto mais de 300 mil vezes imediatamente.“Todos os voluntários no estádio vieram nos agradecer. Ver centenas de voluntários reunidos e os discursos que fizeram realmente me impressionou”. (Tsun-san)
Incentivo de civilidade
Pergunta – O que vocês esperam a partir de agora?
Tsun-san – Não vamos dizer que somos pioneiros recolhendo o lixo. Também é algo que você vê com muita frequência nos estádios do Campeonato Japonês. Só estamos dando sequência ao que fizeram antes de nós, porque achamos que é a coisa certa a fazer. O que me agradaria, no entanto, é que essa divulgação e essa publicidade incentivassem mais torcedores de fora do país a seguir o nosso exemplo.Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário