Kyikatejê estreia na 1ª divisão do Pará
Quando o Gavião Kyikatejê entrar em campo neste sábado, às 19 horas, no estádio Zinho de Oliveira, para enfrentar seu […]
Quando o Gavião Kyikatejê entrar em campo neste sábado, às 19 horas, no estádio Zinho de Oliveira, para enfrentar seu rival de Marabá, o Águia, o povo indígena do Pará já terá o que comemorar. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, o clube de uma tribo de índios disputará a primeira divisão de um campeonato estadual.
O Kyikatejê, primeiro time indígena profissional do país, alcançou a classificação para a elite paraense após cinco tentativas. Fundado em 2009, o clube sempre parou na disputa da 2ª divisão. Vice-campeã de 2013, em outubro, a equipe entra na disputa da seletiva da 1ª divisão de 2014, fazendo o jogo de abertura da temporada de estaduais.
Curiosamente, o Kyikatejê conseguiu sucesso quando deixou de lado a base indígena. Permaneceram apenas cinco jogadores da tribo, sendo contratados 22 profissionais. O primeiro treinador índio do país, Pepkrakte Jakukrekaperi, o Zeca Gavião, fica na presidência. O treinador será Vitor Jaime, ex-Águia.
Com isso perdeu espaço o treinamento que chamava a atenção para a equipe em seu surgimento, que contava com tradições como corrida de toras. A tribo, de cerca de 190 índios, está localizada em Bom Jesus do Tocantins (a 600 km de Belém), mas representa Marabá, de onde está distante 32 km da sede.
> LEIA TAMBÉM
O Kyikatejê, o “povo do rio de cima” em português, disputará a seletiva do Parazão ao lado de Águia, Castanhal, Independente, Parauapebas, São Raimundo, Time Negra e Tuna Luso. Os dois primeiros nesse octogonal avançam à fase decisiva do campeonato, onde já estão garantidos Paysandu, Remo, Cametá, Paragominas, Santa Cruz e São Francisco.
Quem gostou da nova fase do Kyikatejê foram os locutores, que tinham dificuldade para falar nomes de jogadores como Pryjo e Kaprektyre. “Eles nunca diziam certo”, lembra Zeca Gavião. O time está menos índigena, mas mesmo assim sua presença em campo será motivo de orgulho para os 16 mil índios do Pará.
O Kyikatejê percebeu que, para ter sucesso no Campeonato Paraense, precisava trabalhar o futebol de forma mais profissional”. Pedro Correa, diretor de futebol do clube.
Perfil do clube:
Nome: Gavião Kyikatejê Futebol Clube
Apelido: Time dos Índios
Fundação: 2009
Estádio: Zinho de Oliveira, em Marabá-PA, de 4 mil lugares (municipal)
Campanhas: 2ª divisão do Pará – 2009 (6º), 2010 (3º), 2011 (7º), 2012 (7º) e 2013 (2º)
Site do Kyikatejê:
www.gaviaokfc.com.br
Facebook do Kyikatejê:
www.facebook.com/gaviaokfc
Matéria sobre a final da 2ª divisão do Pará de 2013:
Matéria sobre a pré-temporada de 2013 do Kyikatejê:
Atualização em 24/12/2013:
O Verminosos por Futebol ganhou do Kyikatejê duas camisas do time. Uma raridade, pois o uniforme não é vendido em lojas.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/santa-cruz-de-cuiarana-sera-sensacao-de-2013
8 respostas para “Kyikatejê estreia na 1ª divisão do Pará”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
parabens pelo blog, seu pai e um grande amigo que fiz em maraba ,espero um dia te conhecer, feliz 2014 pra vc e sua familia.
Obrigado pela mensagem, Vitor! Meu pai virou um marabaense de coração e torcedor de Águia e Kyikatejê, assim como já era de Remo e Paysandu, porque hoje em dia já é mais paraense do que cearense. Grande 2014 pra vocês. Um abraço!
Parceiro…empatamos o jogo em 1 a 1 com o Águia de Marabá.
Tô sabendo! Bom começo diante de um time de Série C. Parabéns!
Rafael Luís, parabéns pela belíssima matéria! Acompanhei o texto com seu pai a meu lado e ele afirmou que este fato rendeu sorte ao time indígena em sua estréia, pois o empate deixou o futebol Marabaense em nível de paridade. Com o empate entre Time Negra e Tuna Luso hoje pela manhã o campeonato começa novamente para todas as equipes. Hoje à tarde outras duas equipes do interior estreiam na competição, são elas, Independente de Tucuruí e Parauapebas Futebol Clube, mostrando que o futebol do interior está em plena ascensão. Seu pai pede que você visite o facebook do chargista Rildo Brasil pois o mesmo publica seu trabalho no maior jornal impresso em circulação aqui de Marabá e região. Um grande abraço e sucesso na empreitada meu caro!
Valeu, Jonatas! Lembrando que o Águia é time de Campeonato Brasileiro. Então foi um bom começo para o Kyikatejê. Obrigado pelo retorno!
Rafael…parabens pela belissima materia sobre os Gavioes. Valeu e obrigado.
Valeu, Pedro! Boa sorte no campeonato!