Lamartine Babo: autor dos hinos de 11 times do Rio
Não existe estado com tantos bons hinos de futebol quanto o Rio. Graças a Lamartine Babo
Nos perdoem os torcedores da maior parte do país… Não existe um estado com tantos bons hinos de futebol quanto o Rio de Janeiro. E isso se deve a um único homem: Lamartine Babo, um dos maiores compositores populares do Brasil, autor de clássicos do carnaval.
Foi ele o criador dos hinos de 11 clubes do Rio de Janeiro. Dos grandes Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, e dos médios ou pequenos América, Bangu, Bonsucesso, Madureira, Olaria e São Cristóvão, além do Canto do Rio, de Niterói – times que disputavam o estadual na época.
Nascido em 1904, no Rio, Lamartine fez enorme sucesso em 1945, quando produziu um hino informal para o Flamengo. Quatro anos depois, ele foi desafiado por colegas do programa Trem da Alegria, da rádio Mayrink Veiga, a compor músicas para as demais equipes da cidade, uma por semana.
> LEIA TAMBÉM
Há várias versões sobre como Lamartine produziu tantas canções clássicas rapidamente. A mais aceita é a de Oswaldo Sargentelli, sobrinho do compositor. Segundo ele, o músico foi levado a um apartamento no Centro, com comida para cinco ou seis dias, e dois seguranças na porta.
Os hinos informais lançados em 1949 caíram no gosto popular, ofuscando para sempre os hinos oficiais dos clubes. Por ironia, aquele que é considerado o mais bonito, o do América, time de coração de Lamartine, foi uma adaptação da música americana “Row Row Row”, de Joy Hodges.
O compositor morreu em 1963, mas sua produção o imortalizou. Graças a marchinhas que são até hoje presença certa no carnaval Brasil afora, como “O Teu Cabelo Não Nega”. E aos hinos do futebol carioca, entoados nas arquibancadas do Maracanã desde o seu surgimento.
Reportagem da Globo sobre o feito de Lamartine Babo:
Confira o hino do América e a música que o inspirou:
Clique no link e leia também:
3 respostas para “Lamartine Babo: autor dos hinos de 11 times do Rio”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Fala, Rafael! Bom, eu vi essa matéria sobre os hinos dos cariocas do grande Lamartine Babo e apesar de eu ser americano, hei de concordar que o hino do America é o mais bonito de todos! Mas juro não ser parcial nessa, rs. Poxa, valeu mesmo pela lembrança. Gosto muito do Ferroviário também e me identifico pela fidelidade da torcida de ambos, mesmo em tempos difíceis.
Enfim, saudações rubras, meu caro! Abraço.
Valeu, Maxwell! Obrigado pelo retorno. Um abraço! PS: Confere essa matéria… http://www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/organizada-do-ferrao-e-a-mais-politizada-do-pais/
Grande Lamartine!