Livro resgata os 100 anos do Nacional, time ligado a origem do futebol no país
“Nacional – Nos trilhos do Futebol Brasileiro” conta a história do clube da zona Oeste de São Paulo

Por Leandro Massoni
O futebol pediu passagem pelos trilhos. Nas ferrovias, o esporte se desenvolveu com o “empurrãozinho” de notáveis personalidades do mundo da bola. Em São Paulo, mais precisamente em 1895, Charles Miller, filho de um pai escocês e uma mãe brasileira com ascendência inglesa, regressou de terras britânicas ao lugar de origem, nas proximidades onde ficava localizada a São Paulo Railway (SPR), companhia ferroviária instalada no país em 1867, através dos esforços de Irineu Evangelista do Nascimento, vulgo Barão de Mauá.
Ao ver que diversos funcionários de origem inglesa precisavam praticar um esporte como forma de recreação, Miller reuniu a “turma”, e ainda, convocou mais alguns ingleses que trabalhavam na companhia de gás local para realizar, em 14 de abril daquele ano, na região da Várzea do Carmo, a primeira partida de futebol organizada no país. O resultado foi 4 a 2 para o time da SPR diante do selecionado rival da “The São Paulo Gás Company”.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Dono da Carioca relembra o tempo em que sua marca era uma das maiores do Brasil
-
Papo sério
Por que o Juventus da Mooca virou um clube cult e o Nacional da Barra Funda não?
-
Papo sério
Quais as 8 cidades com mais clubes profissionais no Brasil? Fizemos o ranking
-
Turismo
Vai a São Paulo? Saiba tudo o que ver em tour de futebol na cidade
Passados quase 124 anos deste acontecimento e 100 anos após a fundação do SPR como clube profissional – em 16 de fevereiro de 1919 –, o atual Nacional Atlético Clube, nome que a antiga agremiação adquiriu após o vencimento da concessão de 90 anos da ferrovia com o governo federal, tem várias de suas histórias reunidas em um livro.
Quase 500 páginas!
“Nacional – Nos trilhos do Futebol Brasileiro” (Editora Casa Flutuante), livro de minha autoria, além de contar com o prefácio do jornalista Mauro Beting, traz em 492 páginas informações, dados, histórias, curiosidades e entrevistas com dirigentes do clube ferroviário, jornalistas, torcedores e pessoas ligadas à ferrovia paulista sobre os fatos que envolveram o time situado na Rua Comendador Souza, zona Oeste de São Paulo, durante quase um século.

Entre as principais pesquisas para esta obra estão o levantamento do acervo de jornais da “Gazeta Esportiva”, cedido pela biblioteca do Museu do Futebol, assim como fotos diversas e a coleta de informações e depoimentos de pessoas relacionadas ao clube da Barra Funda.
Outro destaque fica por conta da reportagem com Mil, o “artilheiro que sumiu”. Com passagens pelo Noroeste e Coritiba, o jogador deslanchou ao fazer gols importantes que sagraram o time nacionalino como campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1988. Atualmente, reside em Marilândia do Sul, no interior do Paraná, e na publicação explica o porquê de seu afastamento do esporte.
O livro ainda tem a presença de ex-jogadores como Dodô (o “Artilheiro dos Gols Bonitos”), Índio (ex-Santos), Zé Carlos (ex-seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998), Magrão (goleiro do Sport Recife), Rubens Minelli (ex-técnico tetracampeão brasileiro), bem como dos jornalistas Milton Neves (TV Bandeirantes), Flávio Prado e Michelle Giannella (ambos da TV Gazeta), Luiz Ademar (comentarista esportivo), Odir Cunha (escritor de livros sobre o Santos), Celso Unzelte (TV Cultura) e dos historiadores John Mills (autor de “Charles Miller – O Pai do Futebol Brasileiro”) e Moysés Lavander Júnior (que escreveu a obra “SPR – Memórias de uma Inglesa”).
Serviço:
“Nacional – Nos trilhos do Futebol Brasileiro”
Preço: R$ 45
Mais informações: 11-99649.7828
massoni.leandro@gmail.com
Facebook e Instagram
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Entre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Maquetista produz miniaturas de estádios que você adoraria ter em casa
-
2
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
3
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
4
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
5
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
6
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
-
7
Os adesivos de suas camisas de futebol descolaram? Seus problemas acabaram
Deixe um comentário