Mineiro tem camisas de 1.200 times do país
O mineiro Wilson Drumond, o Manula, possui cerca de 5 mil camisas de 1.200 times do futebol brasileiro
Imagine um clube brasileiro qualquer. Só mesmo sendo muuuuito alternativo para Wilson Drumond não ter em sua coleção de camisas de futebol. Também, pudera. Colecionador desde 1994, o mineiro possui cerca de 5 mil peças, de 1.200 times do país. Um acervo fantástico! “Procuro especialmente os ‘pequenos’, sem tanto espaço na mídia”, conta Manula, como é conhecido.
Só do Íbis, o “pior do mundo”, por exemplo, são seis camisas. Além delas, há centenas bem difíceis de encontrar, como usadas num único jogo: é o caso do São Paulo de 2000, em homenagem aos 100 anos do Paulistano, ou de modelos retrô de Ceará e Fortaleza em tributo ao seus precursores Rio Branco e Stella, de clássico de 2008. “Tenho muitas coisas interessantes”, registra o médico, de 41 anos.
“Minha esposa pega bastante no pé, pelo espaço que as camisas ocupam e pela constante bagunça que causam em casa”. (Wilson Drumond, o Manula)
Num passeio pela rede social onde Manula exibe a lista, a quantidade de relíquias impressiona. Para chegar a essa diversidade, ele aproveita quando colecionadores se desfazem de coleções ou de parte delas. “Adquiri um lote de 22 camisas dos anos 80. Não dá pra dizer quantas camisas compro por mês, pois varia muito”, indica o torcedor do Villa Nova.
Com muitos clubes pequenos, é preciso ir à própria sede para conseguir a camisa. Por isso, Manula já percorreu distâncias consideráveis para assistir a jogos “perdidos”. “Fiz muita loucura. Tipo ir de carro sem conhecer nada até Messejana para descolar uma camisa do União Floresta”, cita o colecionador, referindo-se a um bairro de Fortaleza e a time da 3ª divisão cearense.
> LEIA TAMBÉM
A coleção tem foco no futebol brasileiro, mas Manula abre exceção quando viaja a algum país. Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, ele encarou a meta de comprar camisas dos 16 times da 1ª divisão. O Vasco da Gama, da Cidade do Cabo, deu trabalho.
“Depois de uma hora de viagem, não consegui a camisa. Então fiquei por horas nas imediações do clube, até que apareceu um moleque do time juvenil. Abordei o garoto e ofereci a troca da camisa surrada dele por uma da seleção brasileira. Assim fechei a lista”, relembra.
Com o tempo, Manula descobriu que essa é uma forma de ampliar o acervo. Para não desperdiçar oportunidades, o médico mantém no carro duas ou três camisas para trocas. Assim, obteve raridades. “Chego na ‘cara dura’ em flanelinhas, moradores de rua… Consegui uma camisa do Atlético-MG do Taffarel com um mendigo de Belo Horizonte por R$ 10”, diverte-se. É um colecionismo sem limite!
Site onde Manula exibe a coleção:
www.picasaweb.google.com/manulagalo
Twitter: @Manulamg
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/carrinho-de-compras/ex-jogador-vende-sua-colecao-de-camisas
19 respostas para “Mineiro tem camisas de 1.200 times do país”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Bom dia!! uma curiosidade muito bacana de se ler, por isso repliquei por aqui:
http://www.folhaesportiva.com.br/ver.php?id=10414
E pensar que um dia Manula (como todos nós) irá morrer e deixar isso tudo pra alguém que talvez não terá a mesma paixão que ele por camisas…
É um risco de todos nós. Por isso que eu digo que as federações estaduais e a CBF são muito sem noção de não se aproximar de colecionadores de camisas e outros artigos. A coleção de Manula daria um incrível museu de camisas. Mas dirigente, quase sempre, só se preocupa com o bolso dele. Pouco liga pra futebol.
Rafael, sabes se ele vende ou só troca ?
Alisson, escreve pro cara. Ele está no Facebook.
Olá, tenho uma da seleção brasileira da patrocinadora CCS! peça raríssima, gostaria de efetuar uma troca por alguma do corinthians, na qual é a minha espcialidade, se souber de alguém que se interesse, me avise ! meu email é rafaelsoaresd10@gmail.com, obrigado !
Já fiço algumas trocas de camisas com o Manula, Esse e o cara no colecionismo de camisas.
Tenho camisas de times do Tocantins que eu ainda não vi em sua coleção.Sempre que eu consigo algo repetido logo comunico com o Manula.
Parabéns por esse Roby e a voçe Rafael Luis por sempre dar toda credibilidade as grandes e pequenos colecionadores.
Valeu, Ismael!
Grande Manula. Grande figura e mega colecionador. Tive a oportunidade de conhece-lo gracas ao Claudio Salvio la em BH. Esses sao colecionadores que nos estimulam a manter nossos acervos. Parabens ao Verminosos pela escolha!!!
Obrigado, Ruy!
Já tive oportunidade de negociar com o Manula. A quantidade de camisas de seu acervo é diretamente proporcional à sua simplicidade e carisma. Tenho orgulho de ter colaborado com essa coleção! Abraços, Rafael e Manula.
Um abraço, Arilde! Outro colecionador já perfilado no site: http://bit.ly/1aC0Hs4
Sou um colaborador dessa coleção! parabéns Manula!
Valeu, Cláudio!
Manula é mito! Minha primeira negociação (troca) foi com ele, na época nem existia facebook, o orkut não era tão conhecido. Acertamos por email e realizamos a troca. Grande colecionador, serve de inspiração pra muitos!
As redes sociais facilitaram muito o contato entre colecionadores!
Rafael, na terceira camisa listada pelo Verminosos o nome correto da equipe é Alfenense-MG, e não, Anfenense-MG como foi citado.
Agora sobre a coleção do Manula ela é SENSACIONAL.
Obrigado, Fernando!