New York Cosmos retorna em agosto
2013 marca o retorno de uma das marcas mais famosas do futebol mundial. A 3ª edição da nova North American […]
2013 marca o retorno de uma das marcas mais famosas do futebol mundial. A 3ª edição da nova North American Soccer League (NASL), segunda liga dos Estados Unidos, começa no dia 6 de abril. Mas a grande novidade está reservada para 3 de agosto, quando inicia-se o returno. Na metade da temporada, entra em ação o New York Cosmos, que volta à ativa três décadas depois.
Cosmos e NASL viveram grandes momentos juntos nas décadas de 1970 e 1980, quando tornaram o futebol popular nos Estados Unidos. Muito antes da criação da Major League Soccer (MLS), em 1996, era a NASL a principal liga da modalidade no país. E o Cosmos foi o time mais vitorioso dela, com cinco títulos nos 14 anos de existência, de 1971 a 1984.
Nenhum clube do mundo possuía tantos craques quanto o Cosmos no fim da década de 1970″. Pelé, estrela da companhia.
Em certo momento, o clube que resgatou Pelé da aposentadoria contou com jogadores de 16 nacionalidades. Muitos deles craques do quilate de Beckenbauer e Cruyff. Com essas estrelas no elenco, os jogos eram garantia de casa cheia – a média de público chegou a 47 mil torcedores por jogo em 1978.
O reinício será bem mais tímido do que nos tempos do presidente Steve Ross, dono da Warner. Os jogos serão na Universidade de Hofstra, em Long Island, vizinha a Nova York. O técnico é o venezuelano Giovanni Savarese. E a equipe não terá rostos conhecidos.
Apesar disso, o plano é ambicioso. O novo proprietário do clube, Seamus O’Brien, pretende construir um estádio para 25 mil pessoas, no distrito de Queens. O custo será de R$ 800 milhões, e a previsão é inaugurá-lo em 2016. Até lá, ele espera recuperar a aura conquistada no passado.
Se a NASL e o Cosmos tivessem sobrevivido, nós seríamos o maior clube do mundo”.
Steve Ross, ex-proprietário do Cosmos.
A reestreia do Cosmos será justo contra seu maior rival, o Fort Lauderdale Strikers. Em 1977, os times levaram 77 mil pessoas ao Giants Stadium, recorde em jogos de ligas de futebol nos Estados Unidos. Agora, na nova NASL, os clubes têm menos tradição – e muito menos dinheiro que os participantes da MLS.
A NASL reúne times também de Canadá e Porto Rico. Entre os membros, há ainda Atlanta Silverbacks, Carolina RailHawks, FC Edmonton, Minnesota Stars, Puerto Rico Islanders, San Antonio Scorpions, Tampa Bay Rowdies e NASL Ottawa (que estreia em 2014). Os campeões dos dois turnos disputam a final.
O futebol vem crescendo nos Estados Unidos. Entre os jovens de 12 a 24 anos, o esporte já é o segundo preferido, atrás apenas do futebol americano. A MLS superou a NBA em público, graças à passagem de David Beckham. Mas a grande jogada pode ser a inclusão do clube de Nova York em breve, interesse já manifestado publicamente por ambas as partes.
Love, love, love”. Pelé, em seu discurso “eloquente” na despedida dos gramados, no dia 1º de outubro de 1977, vitória do Cosmos sobre o Santos por 2 a 1.
Independente de qual competição participe, é bem provável que o Cosmos volte a ser uma febre nacional. E como tudo que é mania nos Estados Unidos repercute globalmente, o horizonte é fantástico para o alviverde da chamada Capital do Mundo.
New York Cosmos
Estádio: Universidade de Hofstra, em Long Island-NY (15 mil lugares)
Atividade: 1971-1984, com 359 partidas na NASL, 221 vitórias, 18 empates e 120 derrotas
Títulos: Campeonato Norte-Americano (1972, 1977, 1978, 1980 e 1982)
Site do clube: www.nycosmos.com
Facebook do clube: www.facebook.com/TheNYCosmos
Site da NASL: www.nasl.com
Camisa do Cosmos
Preço: 70 dólares
À venda no site do clube
Projeto do futuro estádio do Cosmos:
Trailer do documentário “O Mundo a Seus Pés”, de 2006, sobre o Cosmos:
Estreia de Pelé no Cosmos, em 1975:
Relembre a estreia e a despedida de Pelé no Cosmos, em 1977:
Lances diversos de Pelé no Cosmos:
9 respostas para “New York Cosmos retorna em agosto”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Comprei, recentemente, uma camiseta do NY Cosmos, para você ter mais uma validação de que é fato que o time “Mesmo parado (…) sempre faturou com venda de camisas”.
De fato, nisso o Cosmos é o maior fenômeno do esporte mundial!
Gostaria de ter contato com vocês como faço isso ?
Eu jogo bola no Brasil !
Eu jogo de atacante e lateral direito.
Se for com o Verminosos, escreve pra contato@verminososporfutebol.com.br. Um abraço!
Valeu grande abraço
Me tira uma dúvida a NASL corresponde a segunda divisão americana ou é uma liga independente ? Eu sei que existe mais uma liga no EUA que é independente e é cheia de times canadenses não me recordo o nome
Abraços
Oi Iago, a NASL é uma competição de menor expressão que a MLS. Poderia ser considerada uma segunda divisão sim, porém não há vínculo entre as ligas. Não há subida e descida, digamos. Com a reativação da NASL, perdeu força a USL Firt Division, liga nacional com times do Canadá e do Caribe e da qual faziam parte alguns times hoje na NASL. Foi esse campeonato que Romário disputou quando defendeu o Miami FC. Em 2011, o Miami gerou a reativação do Fort Lauderdale Strikers, que passou a disputar a nova NASL. Um abraço!
Eu tenho um time do Cosmos para futebol de botão lindo demais o time é uma máquina , segue aqui a decoração http://2.bp.blogspot.com/_USZQwYh1Rlo/S7eMalC2GSI/AAAAAAAAASw/xXXAJax-xsk/s1600/Cosmos+anos+70.png
Muito bacana esses times de botão com foto! Ah isso no fim dos anos 80… Imagina o verme!