O ano do esporte em 2002
O brasileiro que viveu 2002 e é apaixonado por futebol nunca irá esquecer desse ano
O ano de 2002 foi sem sombra de dúvidas inesquecível para o povo brasileiro – ainda mais para aqueles que são apaixonados por futebol. No entanto, esse não foi o único esporte que se destacou no país (e fora dele, obviamente, naquele período). Pensando nisso, compilamos para você alguns dos vencedores dos principais esportes ao redor do mundo em 2002.
Os vários títulos do futebol
O brasileiro que viveu 2002 e é apaixonado por futebol nunca irá esquecer desse ano. Afinal de contas, foi a última vez (até então) que a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo, em uma das campanhas que, curiosamente, chegava mais desgastada e criticada para o Mundial.
Se o Brasil começou aquela Copa do Mundo de 2002 como uma incógnita, terminou como um time absoluto. Muito se deve a força de Felipão como técnico mas, também, e talvez principalmente, a habilidade dos muitos jogadores daquele elenco – verdadeiros craques, alguns dos maiores que o país já teve.
A começar pelos pelos meias e atacantes. Ronaldo, o craque daquela Copa do Mundo (ainda que não reconhecido pela Fifa), já havia deixado o Cruzeiro e rodado por times de expressão da Europa – ganhando, inclusive, anos antes, uma Bola de Ouro.
Rivaldo, por sua vez, já havia brilhado no Brasil com a camisa do Palmeiras e, na época, se aventurava em clubes de expressão – como o Barcelona, onde também foi ídolo. Ronaldinho Gaúcho, por sua vez, era uma das grandes promessas de sua geração. Ele, que foi revelado pelo Grêmio, estava na sua primeira temporada com a camisa do PSG – onde brilhou.
Liga dos Campeões da Europa
Em 2002, o maior vencedor da história da Liga dos Campeões da Europa conquistava mais um de seus muitos títulos. O Real Madrid foi o grande vencedor da edição 2001/2002, colocando mais um ponto na história internacional que vinha construindo desde a década de 1960.
Na época, o Real Madrid enfrentou o Bayer Leverkusen na final. A equipe alemã, apesar de ser uma gigante em termos de expressão, chegava naquela temporada como surpresa – ainda mais se levar em consideração os clubes que deixou pelo caminho, a exemplo do todo poderoso Manchester United.
No entanto, acabou que o time não foi suficiente para vencer o Real Madrid – ainda que tenha jogado de igual para igual. O placar da decisão foi extremamente apertado: Raúl e Zidane, dois gênios absolutos que estão marcados na história do futebol internacional fizeram para a equipe merengue, enquanto o zagueiro brasileiro Lúcio foi quem descontou para o clube da Alemanha.
NBA
Não dá para falar sobre o ano do esporte em 2002 sem citar um dos desportos mais populares e influentes do mundo: o basquete. Nesse contexto, a NBA (liga de basquete dos Estados Unidos) é disparada a melhor, mais competitiva, acompanhada e importante para o cenário desportivo internacional.
Em 2002, os grandes campeões da NBA foram, mais uma vez, os Los Angeles Lakers. Falamos mais uma vez porque, na época, a equipe de L.A vinha construindo uma verdadeira dinastia dentro da liga de basquete dos Estados Unidos, com um dos elencos mais marcantes da época.
Foi em 2002 que o Lakers ganhou o seu terceiro título consecutivo da NBA, em uma jornada que havia iniciado na temporada 1999/2000. Pela terceira vez consecutiva, o melhor jogador da NBA também foi da equipe de L.A: Shaquille O’Neal, um dos maiores jogadores da história do basquete.
Vale ressaltar que aqueles Lakers também tinham uma das grandes promessas do basquete da época: Kobe Bryant. O jovem jogador, que morreu recentemente em um trágico acidente, já era considerado um dos melhores de sua geração – expectativa que foi se confirmar anos mais tarde.
Fórmula 1
Seguindo na linha dos grandes vencedores do esporte no ano de 2002, precisamos citar uma modalidade que não apenas movimenta muito dinheiro como, na época, vinha sendo cada vez mais acompanhada pelos brasileiros. Estamos falando da Fórmula 1, um dos esportes que os brasileiros mais amam.
Na época, o Brasil ainda vinha de uma “ressaca” referente a morte de Ayrton Senna em 1994. Ninguém sabia exatamente como lidar com aquele fato, de perder um ídolo tão grande. No entanto, o surgimento de outros grandes pilotos brasileiros, como Barrichello e Felipe Massa, trouxeram a atenção do público novamente para o esporte.
Acontece que, em 2002, não foi nenhum brasileiro que se consagrou campeão. Na verdade, esse foi o ano do quinto título da carreira extremamente vitoriosa de Michael Schumacher. O alemão já havia conquistado a Fórmula 1 nos anos de 1994, 1995, 2000 e 2001 – e não dava pinta de que iria parar tão cedo.
Naquele ano, ele já corria pela Ferrari – equipe com quem mais venceu ao longo de sua história. Na década de 1990, no entanto, quando foi campeão em duas oportunidades, ele representava a McLaren.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário