PC Gusminha cresceu. E segue treinador
Aquele que já foi apontado como o treinador mais jovem de Fortaleza hoje tem 15 anos
A história cativou a metade alvinegra da cidade. Passados quatro anos, PC Gusminha cresceu. Aquele que já foi apontado como o treinador mais jovem de Fortaleza hoje tem 15 anos. Wesley Bruno Costa da Silva, agora um garotão, segue firme em seu sonho: o de acompanhar os passos do ídolo PC Gusmão, virando técnico de futebol.
Wesley ficou famoso em 2012, por comandar um time de garotos de seu bairro, o Novo Barroso, com o intuito de tirá-los do mundo das drogas que vitimou seu irmão mais velho. O nome, Cearazinho Sporting Club, foi uma homenagem ao time de coração. Por isso, o menino acabou acolhido por PC Gusmão, que o levou para uma visita ao Ceará.
> LEIA TAMBÉM
Na época, Wesley ganhou do treinador um jogo de uniformes infantis, que acabaram ficando pequenos quando a turminha cresceu. Além disso, o terreno baldio onde eles jogavam virou um lamaçal. Com isso, o time foi desativado em 2013. Em janeiro passado, PC Gusminha voltou à ativa, retomando o Cearazinho. Agora, uma equipe sub-17.
O Verminosos por Futebol acompanhou o primeiro jogo da nova fase, no dia 11 de maio. Na realidade, foi a primeira partida de Wesley como treinador numa competição oficial, a CopArena, promovida pela Prefeitura de Fortaleza. O pai Francisco da Silva, de 52 anos, virou seu assistente técnico. E principal incentivador.
“Acho bonito o desejo dele de ser treinador. Ajudo como posso”, relata o servente. A motivação de Wesley se intensificou ao descobrir um problema cardíaco que o impede de jogar bola. “Eu sentia cansaço quando corria. Fui ao médico e soube que tenho arritmia”, lamenta o jovem, aluno do 8º ano numa escola pública do Dias Macedo.
“Acho bonito o desejo dele de ser treinador. Ajudo como posso”. (Francisco da Silva, pai de Wesley)
Mais gente aderiu ao projeto. Francinildo Moura, amigo do pai, assumiu o cargo de treinador de goleiros do time. E consegue emprestado o jogo de uniformes. “Todo menino sonha virar jogador, então não é normal alguém tão novo querer ser treinador. Desejo toda a sorte para ele”, elogia o ajudante de produção, de 31 anos.
Reconhecido até hoje, Wesley já se acostumou com a tietagem. Antes do jogo pela CopArena, no estádio Murilão, em Messejana, ele posou para fotos com o árbitro e um bandeirinha, que viram as várias reportagens de TVs sobre o mini-treinador. “Quando vou a jogos do Ceará, sempre pedem para fazer fotos”, impressiona-se o garoto.
“Ainda hoje falo com PC Gusmão. Ele sempre me recomenda a continuar estudando”. (Wesley Bruno)
A estreia, porém, não foi como ele esperava: derrota por 5 a 0 para o Projeto Céu, e eliminação de cara. “Estamos treinando há pouco tempo, por isso temos muito a melhorar”, garante Wesley, que acabou expulso em seu primeiro jogo oficial. Admiração à parte, o árbitro não quis nem saber. “Sei que me excedi”, admite o jovem.
O treinador já faz planos para estudar Educação Física. Ou, como plano B, o curso de Jornalismo, aproveitando seu palavreado eloquente. “Vou chegar lá”, repete o que disse ao Verminosos em 2012. Se um dia o Ceará já teve PC Gusmão, quem sabe daqui a alguns anos seja comandado pelo PC Gusminha.
(*) Atualização em 2/6/2016:
PC Gusminha ganhou um estágio na comissão técnica do Fortaleza, ao lado do treinador Marquinhos Santos, a convite do diretor Marcelo Paz.
Vídeo da época em que Wesley Bruno ficou famoso:
Clique no link e leia também:
http://www.verminososporfutebol.com.br/jogo-ludico/tecnico-mais-novo-do-brasil-tem-so-11-anos/
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário