Programa de sócios reúne alternativos
Em 2013, o Moto Club vivia situação difícil. Tradicional no Maranhão, estava na 2ª divisão estadual. A torcida andava distante. […]
Em 2013, o Moto Club vivia situação difícil. Tradicional no Maranhão, estava na 2ª divisão estadual. A torcida andava distante. E as receitas minguaram. Até que o time de São Luis soube do programa de sócios do São Bento de Sorocaba-SP, gerido pelo Torcedor de Vantagens, empresa recém-criada. Ao formalizar parceria semelhante, houve uma revolução.
Atualmente, a receita do setor administrativo do Moto Club é toda obtida a partir dos cerca de 1.000 sócios, algo inédito em seus quase 80 anos. Cada torcedor paga entre R$ 20 e R$ 200 por mês, o que gera uma renda de R$ 20 mil a R$ 30 mil mensais, que varia de acordo com o momento da equipe.
“Antes nós tentamos lançar um programa de sócios, mas não tínhamos estrutura para atender aos torcedores. Por isso, decidimos passar essa atribuição a uma empresa com know-how nisso”, relata o publicitário Roberto Fernandes Júnior, coordenador do Sócio-Torcedor do Moto Club. “A parceria é hoje uma unanimidade dentro da diretoria”.
Desde então, muita coisa mudou no Rubro-Negro de São Luis. Vice-campeão da 1ª divisão maranhense em 2014, o time assegurou para esta temporada a participação na Série D do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Calendário cheio.
Ficamos muito satisfeitos com o resultado da parceria”. Roberto Fernandes Júnior, coordenador do Sócio-Torcedor do Moto Club.
A satisfação é não somente do Moto Club, mas também de seu parceiro. “A nossa aposta, feita ainda no início do portfólio, virou um case bastante ilustrativo”, avalia Mauro Cesar Pereira, diretor-executivo da agência Dataclick, que lançou em 2011 o Torcedor de Vantagens. A empresa se especializou na gestão de programas de sócio-torcedor de times médios e pequenos do país.
Na carteira de clientes, estão 40 equipes, de 15 estados. Várias delas com torcida representativa em sua cidade, mas fora da elite nacional, como Guarani, São José, Londrina, Caxias, Vila Nova, CRB, CSA, Icasa e River, além do Moto Club. E também times alternativos, com poucos torcedores, como o Cruzeiro de Porto Alegre. “Devemos atingir um clube grande ainda neste ano”.
O negócio nasceu de uma demanda do Marcílio Dias-SC, quando Mauro Cesar era diretor de marketing. “Decidimos bancar o projeto no portfólio da agência, e o programa ganhou notoriedade em pouco tempo”, relata o diretor-executivo, que mora em Itajaí-SC. “Então seguimos a estratégia de levar a marca como uma solução para o mercado brasileiro”.
> LEIA TAMBÉM
O Torcedor de Vantagens oferece ao clube a condição de se preocupar somente com o que acontece em campo. A empresa gere o programa de sócios, de forma que os torcedores também tenham benefícios, além do time. “Muitos dos considerados grandes não têm como lançar seus programas, imagina os menos favorecidos e pouco estruturados”, pontua.
Essa gestão do processo, desde a captação do torcedor, entrega da carteirinha a garantia da contrapartida, é o diferencial em relação ao Movimento por um Futebol Melhor. Esse último, que reúne os principais clubes do país, faz somente a gestão de benefícios aos sócios. Mesmo assim, o Torcedor de Vantagens já possui 500 empresas parceiras, indicadas pelos próprios times.
O ranking de sócios dos 40 filiados não é divulgado, mas os do Nordeste se destacam. “Eles saem um pouco na frente pela paixão incomparável de suas torcidas. CSA e River vêm nos surpreendendo bastante”, aponta Mauro Cesar, que cita ainda o Londrina. Todos estiveram em estágio parecido ao do Moto Club em passado recente. Mas perceberam que a salvação estava na própria arquibancada.
Conheça o Torcedor de Vantagens:
www.torcedordevantagens.com.br
www.facebook.com/torcedordevantagens
Clubes parceiros do programa:
Auto Esporte-PB, Blumenau-SC, Brusque-SC, Caxias-RS *, Clube Atlético Sorocaba-SP, CRB-AL, Cruzeiro-RS, CSA-AL *, CSE-AL, Elosport-SP, São Bento-SP, Estanciano-SC, Ferroviária-SP, Grêmio Catanduvense-SP, Guarani-SP *, Guarany de Sobral-CE, Horizonte-CE, Icasa-CE, Internacional de Limeira-SP, Itabaiana-SE, Jacutinga-MG, Jaraguá Futsal-SC, Lagarto-SE, Linense-SP, Londrina-PR *, Marcílio Dias-SC, Mixto-MT *, Moto Club-MA, Operário-MT, Piauí-PI, Ricanato-TO, Rio Branco-PR, River-PI, São José-SP, São Mateus-ES, Sertãozinho-SP, Tupã-SP, União Barbarense-SP, Vila Nova-GO * e XV de Jaú-SP.
(*) Também parceiros do Movimento por um Futebol Melhor.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/tiquinho-1o-socio-torcedor-pet-do-ceara
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Deixe um comentário