Projeto de torcedor do Criciúma desenha camisas do clube no Paint
O cirurgião dentista catarinense Christiano Brighente usa desenhos para resgatar a memória do Criciúma

Desenhar no computador utilizando programas modernos é fácil. Habilidade é preciso para fazer isso no jurássico Paint. É o que mostra mais uma vez o cirurgião dentista Christiano Brighente, que toca um projeto que busca desenhar todas as camisas da história do Criciúma, seu time de coração.
Christiano já foi tema de matéria do Verminosos por Futebol, por seu outro projeto que desenha escudos de futebol e outros esportes com o Paint. Agora, o dentista catarinense se empolgou com o hobby paralelo, que ajuda a preservar a memória do Criciúma.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
Manto Colorado: Site resgata uniformes da história do Sergipe
Carrinho de comprasPerfil no Instagram vende ímãs de times de botão inspirados em camisas de futebol
Jogo lúdicoO hobby dele é desenhar a mão escudos de futebol. E sua coleção é impressionante!
Deu a loucaDentista catarinense já desenhou mais de 3,5 mil escudos de futebol no Paint
Quando tudo começou
A arte de desenhar os mantos do Tigre começou de maneira despretensiosa, há dois anos. Em um encontro de colecionadores de camisas do Criciúma, Christiano foi fazendo amizade com outros apaixonados pelo clube, e a vontade de desenhar uniformes iniciou.
“As primeiras camisas fiz medindo camisas originais e fazendo as escalas de números e patrocínios. A partir daí, foi pelas fotos dos colecionadores”, conta.
A série de desenhos parte desde a década de 1940, com a fundação do Comerciário Esporte Clube; depois a mudança de nome para Criciúma Esporte Clube, em 1978, ainda com as cores azul e branco; e a partir de 1984 com a adoção das cores amarelo, preto e branco.
Christiano Brighente resgata a história do Criciúma através de desenhos (Foto: Divulgação) Sim, no Paint!
Todos os desenhos são feitos no Paint, programa lançado pela Microsoft em 1984. “Não utilizo nenhuma grande técnica”, confidencia Christiano, que não sabe desenhar no papel. Assim, o processo é complexo e demora cerca de 1h para cada camisa.
“O tempo para produção das camisas depende dos detalhes. Assim como os escudos que reproduzo, as camisas seguem a mesma linha. Tenho um arquivo chamado ‘fábrica de camisas’, onde salvo o escudo, os tipos de números, patrocínios etc”, explica.
Desenhar camisas de futebol com o Paint é complexo (Foto: Divulgação) Paixão pelo Criciúma
Durante a infância, Christiano Brighente se deparou com amigos que torciam para clubes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, mas com a influência de seu pai, o amor foi direcionado a um clube do seu estado.
Em 1979, o Criciúma recebeu o Vasco. Christiano assistiu ao jogo que terminou em 1 a 1, no Heriberto Hulse, e ali nasceu a paixão.
Christiano Brighente reproduz escudos utilizando somente o programa Paint (Foto: Acervo pessoal) Projetos futuros
Com cerca de 5 mil escudos de clubes e seleções diversos e 100 camisas do Criciúma desenhados no Paint, Christiano virou fera no Paint. O hobby tornou-se, de certa forma, um treinamento para manter as mãos sempre afiadas para o trabalho na odontologia.
O céu é limite, e Christiano não descarta projetos futuros. Uma coisa é certa: não será preciso de programas de desenho profissionais.
Serviço:
Siga Christiano Brighente
Instagram | Facebook
> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
2
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
3
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
4
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
5
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
-
6
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
-
7
Os adesivos de suas camisas de futebol descolaram? Seus problemas acabaram
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário