Quem são os caras por trás das piadas dos perfis do Canarinho Pistola
Conversamos com os autores de dois perfis diferentes do mascote Canarinho Pistola
O Canarinho virou a CBF que deu certo. O personagem carrancudo criado em 2016, ainda no início da arrancada que culminou com a classificação para a Copa do Mundo de 2018, simbolizou o ressurgimento da seleção brasileira. Uma jogada de marketing que caiu nas graças da torcida, juntamente com os “sobrenomes raivosos” atribuídos por uma série de perfis não-oficiais nas redes sociais.
Pistola virou o adjetivo mais famoso. Culpa dos dois perfis Canarinho Pistola, que com seus memes garantiram fama ao personagem. “A fisionomia foi decisiva frente à realidade do país e da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade”, avalia Fabio Moraes Sarmento, autor de uma das páginas. O Verminosos por Futebol conversou com os responsáveis pelos projetos. Confira abaixo.
- Leia também:
-
Dica cultural
Site disponibiliza escudos do mundo inteiro
Carrinho de comprasFerroviário relança boneco do Tutubinha
Olho no lance!Site leva Fuleco a 10 pontos de Fortaleza
Deu a loucaRato molhado é tendência antiga no Piauí
Verminosos por Futebol – Quando vocês lançaram o perfil do Canarinho Pistola?
Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – Março de 2018.
Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – 31 de agosto de 2017. Facebook foi alguns meses depois e o perfil do Instagram tem menos de 1 mês. Twitter continua sendo o perfil principal, alimentado diariamente. O perfil do Facebook na realidade é apenas um espelho das postagens do Twitter. O perfil do Instagram ainda engatinha, mas pra minha proposta de trabalho, que é mais baseada em textos e comentários, o Instagram não se mostra eficiente.
Verminosos – Vocês acham que a escolha do mascote como uma fisionomia sisuda, ao invés de alegre, foi decisiva para a fama e boa receptividade que o personagem ganhou?
Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – A aparência dele, que parece estar sempre irritada, foi essencial para a criação de piadas. O humor está na revolta do Canarinho, misturando com a linguagem brasileira carregada de humor negro.
Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – A fisionomia foi decisiva frente à realidade tanto do país quanto da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade. O brasileiro sempre foi conhecido por sua alegria e irreverência, mas o mascote trouxe à tona nosso lado irritadiço e corneteiro.
Verminosos – O que vocês acharam da vez em que o boneco apareceu sorridente?
Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – Ficamos preocupados, assim como os seguidores. Porém, foi apenas para um evento esportivo de gala, por isso a imagem simpática do Canarinho.
Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – A sacada do boneco sorridente para ações pontuais, principalmente com crianças, é muito boa. Obviamente a repercussão foi negativa, pois as pessoas rapidamente se apegaram à imagem carrancuda, mas a correção “a tempo” da CBF criou para os donos de perfis não-oficiais uma oportunidade de usar essa imagem como um contraponto em determinadas situações, em alguns memes.
“A fisionomia foi decisiva frente à realidade tanto do país quanto da seleção, por isso o mascote explodiu em popularidade”. (Fabio Moraes Sarmento)
Verminosos – Quais foram as piadas mais engraçadas que vocês já fizeram nesse tempo de trabalho?
Canarinho Pistola/Daniel Fernandes – A nossa favorita é coincidentemente a que mais repercurtiu: uma em que o mascote da Copa cumprimenta o Canarinho, e ele responde com um aperto de mão e um xingamento.
Canarinho Pistola/Fabio Moraes Sarmento – Normalmente as situações mais engraçadas são durante os jogos, quando se critica um jogador e ele, logo após, faz uma boa jogada ou um gol. Os seguidores acabam interagindo “cornetando a corneta”, e os desdobramentos das conversas e as explicações para o que foi dito acabam gerando conversas engraçadas.
-BEM VINDO A RÚSSIA
-PAU NO SEU CU pic.twitter.com/vg9FU3iWCU— Bruno Almeida (@brunoalmeidax) March 29, 2018
Verminosos – Agora uma pergunta ao Canarinho Pistola: O que vai dizer a quem mandar você dar um sorriso após a conquista do hexa na Rússia?
Canarinho Pistola – Sorriso o !@#$, não se conquista nada com alegria. Não passa de obrigação da seleção ganhar a Copa.
Canarinho Pistola – Sorrisinho é o caralho porra, ganhou Copa do Mundo, mas tem Copa América depois pra ganhar. O mundo continua girando, filho… Eu quero taça!
“Sorriso o !@#$”. (Canarinho Pistola)
Serviço:
Siga os dois perfis
Canarinho Pistola
Facebook e Twitter
Mantido pelos estudantes Daniel Fernandes, 17 anos, e Bruno Almeida, 18, de São Gonçalo (RJ).Canarinho Pistola
Facebook, Twitter e Instagram
Mantido por Fabio Moraes Sarmento, biomédico, 33 anos, de Uruguaiana (RS).> Dica de leitura:
Para entender a estratégia de marketing da CBF ao escolher um personagem sisudo para simbolizar a seleção brasileira, o Verminosos por Futebol recomenda a leitura de matéria da Vice Brasil.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário