Real Gothic Brasil: 1º time de góticos do país
O cabelo, a maquiagem, o uniforme, a formação unissex… Tudo chama a atenção no time
Quando eles entram em quadra, é difícil não ficar boquiaberto. O cabelo, a maquiagem, o uniforme, a formação unissex… Tudo chama a atenção no Real Gothic Brasil, o primeiro time de futebol de góticos do país. Criada em 2012, a equipe entrou em cena para reunir pessoas com esse gosto comum em São Paulo.
De lá pra cá, cerca de 10 amigos se tornaram assíduos nas partidas, geralmente realizadas em quadras, em virtude da quantidade de jogadores disponíveis. “Eventualmente também jogamos futebol soçaite e de campo. A meta para esse ano é fazer um jogo por mês”, pontua Guilherme Freon, fundador e capitão do Real Gothic Brasil.
> LEIA TAMBÉM
- Índios formam 1º time profissional do Brasil
- Time inspirado no Elifoot quer ser nº 1 do Espírito Santo
- Veja os 10 times mais loucos do mundo
O time foi inspirado no Real Gothic da Inglaterra, o primeiro do gênero no mundo, fundado em 2004. A relação entre ambos é de parceria, sendo o brasileiro a única versão estrangeira dos ingleses. Nunca houve um jogo entre os góticos, mas já aconteceram intercâmbios.
Mason Von, jogador da equipe inglesa, já atuou três vezes pelo Real Gothic Brasil, em viagens ao país. “Um jogo entre os dois times seria incrível, mas difícil, devido aos altos custos que isso envolve. Mas espero um dia poder visitá-los e jogar na Inglaterra”, torce Freon.
A subcultura gótica, ou darkwave, teve início no Reino Unido, entre as décadas de 1970 e 1980, como gênero pós-punk. Atualmente há subdivisões, mas em geral elas têm em comum um apreço pela estética (sobretudo as roupas pretas) e o gosto pela atmosfera sombria.
O visual dark do Real Gothic Brasil gera olhares de estranhamento. Mas não só isso. Desde o surgimento, a equipe conta com uma mulher, Taís Pandora. Depois, chegou mais uma, Aline Casper. E agora há outras duas. “O fato de sermos um time unissex provoca estranhamento, assim como nosso estilo. Mas nossa proposta é derrubar esses tabus”, indica Freon.
Não que seja fácil. Por exemplo, já houve algumas situações delicadas. “Lembro de um jogo, bem no início do time, em que fomos bastante ridicularizados e hostilizados pelos adversários, principalmente pela torcida, com comentários homofóbicos e machistas. Recentemente, em um jogo-treino, um cara se recusou a jogar em ‘time que tem mulher'”, relata.
“O fato de sermos um time unissex provoca estranhamento, assim como nosso estilo. Mas nossa proposta é derrubar esses tabus”. (Guilherme Freon)
O Real Gothic Brasil já participou de um campeonato, a Copa Rebelde, que reuniu coletivos que questionavam os abusos da Copa do Mundo de 2014. Isso incentivou o time a promover em breve seu próprio torneio: a Copa Morcego. Nome mais inusitado, impossível! E uma boa alternativa para reforçar o elenco.
Simpatizante de subculturas próximas aos góticos, como metal, black metal e rock alternativo, o Real Gothic está aberto a novos jogadores. “Acredito que existam muitos góticos que gostam de futebol, mas que ainda não nos conhecem. Por isso, toda divulgação é essencial”, comenta Freon. Quem sabe, já já vai ser preciso migrar da quadra para os gramados.
Real Gothic Brasil: Site | Facebook
Gostou da camisa do Real Gothic Brasil? Ela custa R$ 30. Encomendas pelo email: realgothic_brasil@hotmail.com.
Clique no link e leia também:
3 respostas para “Real Gothic Brasil: 1º time de góticos do país”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Muito legal, o futebol e suas eternas e incansáveis surpresas.
Agradecemos o apoio!
Quem quiser ver mais, estamos em uma vídeo-reportagem na UOL tbm!
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/05/30/goticos-contrariam-mito-e-formam-time-dark-que-tem-balada-como-sede.htm
incrivel adoro jogar em quadras tambem