Site disponibiliza fichas de grandes clubes
Fichas técnicas de todos os jogos, ao alcance de um clique. Esse serviço é privilégio que torcedores de Flamengo, Corinthians, […]
Fichas técnicas de todos os jogos, ao alcance de um clique. Esse serviço é privilégio que torcedores de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras contam no site Pelejas, que se dedica a resgatar o passado de grandes clubes brasileiros.
A iniciativa foi do professor e empresário Ailton Moraes, de 53 anos, morador de Vinhedo (SP). Colecionador de fichas técnicas desde os 9 anos, ele teve a ideia de compartilhar os dados gratuitamente na internet. Assim nascia o Pelejas, em 26 de outubro de 2010.
Atualmente existem mais três integrantes no site: o economista Caio Sanchez Barini e os profissionais de marketing Fábio Basso e Sérgio Peres, todos moradores de Campinas. O grupo se divide entre pesquisa de conteúdo, atualização, administração e divulgação.
Além dos quatro times com fichas no site, o Pelejas já possui os dados de mais cinco – Santos, Vasco, Fluminense, Cruzeiro e Internacional –, mas ainda não os disponibiliza na internet. E, no momento, estão incompletos os números de Botafogo, Atlético-MG e Grêmio.
“De início nos baseamos nas pesquisas que apontavam as quatro maiores torcidas do Brasil. O Santos, devido à febre Neymar, será o próximo a ter suas fichas. A seguir entrarão os clubes que já foram campeões brasileiros pelo menos uma vez, incluindo Guarani, Atlético-PR, Coritiba, Sport e Bahia”, explica Ailton, que prepara um projeto que contemple também a seleção brasileira.
Desde os 9 anos de idade cultivo o hobby de colecionar fichas técnicas de partidas de futebol. Inicialmente, anotava tudo em cadernos”. Ailton Moraes, membro do Pelejas.
Esse resgate do passado é trabalhoso. “A maior dificuldade é encontrar as fichas anteriores à década de 1960. Exige muita dedicação nos arquivos de revistas e grandes jornais”, conta Ailton, que tem vantagem de possuir uma biblioteca particular. “Tenho uma razoável base de dados”.
Sorte que existe gente disposta a investir tempo e dinheiro para preservar a história. Com a popularização da internet, que venham outros Pelejas por aí. A memória do futebol agradece.
Membros do Pelejas:
- Ailton Moraes, 53 anos, professor e empresário, torcedor do Palmeiras, mora em Vinhedo (SP);
- Caio Sanchez Barini, 36 anos, economista, sem time de coração, mora em Campinas;
- Fábio Basso, 52 anos, profissional de marketing, torcedor do São Paulo, mora em Campinas;
- Sérgio Peres, 51 anos, profissional de marketing, torcedor do Corinthians, mora em Campinas.
Conheça o site:
www.pelejas.com.br
6 respostas para “Site disponibiliza fichas de grandes clubes”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Adorei essa matéria, e esse site vai me ajudar nas montagens de novos cubee, parabens ao trabalho e reportagem!!!
Valeu, Christian!
Tambem anotava todos os dados das partidas de futebol quando era criança,mas nada comparado ao trabalho do Ailton Moraes.
Tenho a impressão de que as novas gerações não têm essa mania durante a infância, em virtude da internet. No passado, era super comum.
Grato pela força amigo. O trabalho é árduo mas a memória do nosso futebol merece. Abração.
Valeu, Ailton! O Pelejas merece. Um abraço!