Torcidas oficiais de clubes estrangeiros ganham espaço no Brasil e conquistam fãs
Em São Paulo está o principal reduto de duas torcidas organizadas para times espanhóis
Por Roberto Siqueira
Os clubes brasileiros continuam com torcidas gigantescas pelo Brasil, porém um fenômeno curioso tem acontecido e crescido no país. É a criação de torcidas organizadas para clubes estrangeiros feitas por brasileiros. Seja por conta de Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo, a verdade é que clubes da Inglaterra, Espanha, Alemanha e França têm cada vez mais conquistado o coração dos torcedores nacionais.
Em São Paulo está o principal reduto de duas torcidas organizadas para times espanhóis. A primeira e mais antiga é a Penya Barcelonista do estado. Criada em 2004, a torcida faz parte de um projeto do Barcelona na busca por novos torcedores pelo mundo. A equipe da Catalunha oficializa grupos organizados e estes se tornam representantes oficiais. A Penya Barcelonista de São Paulo conseguiu tal feito e é uma das poucas na América do Sul.
O principal rival do Barcelona, o Real Madrid, também não fica de fora dessa nova febre. A Unidos por El Real Madrid é 10 anos mais nova que a torcida do maior rival, nasceu apenas em 2014, no entanto também faz sucesso. A organizada é a maior torcida do clube na América Latina. E, assim como a torcida brasuca do rival, cobra um valor para ser associado justamente para fazer o grupo ganhar força e aumentar o número de torcedores.
Outro exemplo de sucesso é a torcida do Manchester United, que é gigantesca pelo mundo e no Brasil também ganhou espaço. Com reconhecimento oficial do clube inglês, a torcida Man Utd Brasil possui inclusive o serviço para se tornar sócio oficial do clube britânico.
- Leia também:
-
Turismo
Turista brasileiro fez mochilão de futebol com 75 jogos em 19 países da Europa
Deu a loucaEste equatoriano já viajou a 1.000 estádios de 90 países para produzir postais
TurismoUm guia com todos os estádios da cidade do Rio de Janeiro
Carrinho de compras22 camisas de times alternativos da Inglaterra à venda em brechó online
TV, internet e jogos estão mudando a forma de torcer
Este movimento de novos torcedores tem como principal motivo a forma como assistimos e interagimos com o futebol. Atualmente, as transmissões de torneios europeus, como a Premier League, a La Liga e, principalmente, a Champions League ganharam todos os canais de TV, aberta e paga. Por isso, muitos torcedores mais jovens têm mais chances de assistir a um jogo europeu do que o próprio clube brasileiro, que acaba restrito a um horário e também a um payperview.
Outra grande influência acontece nos jogos de futebol para console e computadores. O jogo Fifa é repetidamente um dos mais vendidos no Brasil todo ano, e traz sempre como destaque jogadores e clubes europeus. O Pro Evolution Soccer também não fica atrás e é um recordista de vendas.
Além disso, a internet também disponibiliza diferentes motivos e interações ao acompanhar os gigantes europeus. Seja com apostas de futebol para torneios internacionais, ou então os famosos jogos tipo fantasy, em que é possível escalar jogadores para ganhar pontos, a verdade é que estamos lotados de informações e propagandas dos clubes europeus.
A falta de organização e estrutura dos times brasileiros também contribui com isso, no entanto ainda existe tempo e recurso para se recuperar. Os principais clubes brasileiros estão acordando, apesar de atrasados, e começaram a apostar em canais onde estão os mais jovens, como Facebook, Youtube e Twitter. Agora, nos resta apenas observar e esperar para ver como estarão as futuras gerações de torcedores. Talvez, clubes como Flamengo e Corinthians tenham que disputar torcida com os gigantes ricos da Europa.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário