Vascaíno do ramo de arruda vira amuleto
Folclórico torcedor do Vasco, Capique ficou famoso após ser focalizado pela TV
Quando se aproxima de São Januário, Caíque se sente uma estrela. Por jogo, posa em pelo menos 20 fotos com desconhecidos. Folclórico torcedor do Vasco, ele ficou famoso após ser focalizado pelas câmeras de TV se benzendo com uma plantinha. Naquele dia, o time conseguiu uma incrível virada de 4 a 3 sobre o Palmeiras. Foi o suficiente para muitos supersticiosos creditá-lo o título da Copa Mercosul de 2000.
Desde então, e a partir de 2007 com a palavra “fé” escrita num plaquinha pendurada no pescoço, Carlos Henrique do Nascimento se tornou celebridade. O carioca humilde de Nova Iguaçu ganhou status de amuleto graças ao “raminho de arruda”. “Quando me veem, muitos dizem para os amigos ou parentes: ‘Olha, é o cara da TV'”. Isso é gratificante”, relata o ajudante de obra, de 46 anos.
Curiosamente, a mania iniciou por acaso. Na época da decisão, o estádio Parque Antarctica possuía plantas entre o gramado e a arquibancada. Tenso com a derrota por 3 a 0 ainda no 1º tempo, Caíque se esticou para pegar um raminho. E com um copo d’água na outra mão, passou a se benzer até o fim do jogo. A cada gol, as câmeras focavam nele.
“Eu não percebi que estava aparecendo na TV. Como não tinha celular, só fui saber de toda a repercussão quando voltei ao Rio de Janeiro”, diverte-se o torcedor. Para muitos, foi ele o responsável pela vitória histórica. “Os vascaínos me agradecem dizendo que dei sorte”.
> LEIA TAMBÉM
- Torcedor abandona o catolicismo para se chamar Manchester United
- Al-Shabab é o primeiro time muçulmano do Brasil
Já com mais de uma década de tradição, uma confidência. A planta que carrega nos jogos não é arruda – erva que, segundo crença popular com raiz africana, afastaria o mau-olhado. “Pego um galho qualquer quando vou para o estádio”, admite Caíque, que também esteve com seus símbolos de superstição no título da Copa do Brasil de 2011, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
E apesar da palavra de confiança no peito, nem mesmo católico praticante ele é. “Minha mãe vive dizendo pra eu ir à igreja. Vou confessar uma coisa: não sou muito de rezar. Mas pelo Vasco, peço a vitória à Nossa Senhora com toda a fé”, conta Caíque. Os vascaínos ao seu lado na arquibancada, além dos milhares que sempre o veem na telinha, reforçam a figa.
“Quando me veem, muitos torcedores dizem para os colegas ou parentes: ‘Olha, é o cara da TV’”. Isso é muito gratificante”. (Carlos Henrique do Nascimento)
Relembre a final da Copa Mercosul de 2000:
Leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/irmaos-fazem-cerveja-caseira-do-vasco
3 respostas para “Vascaíno do ramo de arruda vira amuleto”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
Esse cara representa o maior ídolo do VASCO, que é sua torcida.
Sonho em um dia poder tirar uma foto com ele.
Fiz um esforço danado pra ir assistir Atlético-PR x VASCO na última rodada de 2013 pensando que ele estaria lá.
Muito legal a matéria Rafael! No jogo contra o Joinville ele colocou o placar de 2×0 no papelão antes do jogo começar. E acabou acertando! Mais um torcedor folclórico do meu amado Vasco da Gama. Abraço !
Obrigado pelo intermédio, Rodrigo. Só você mesmo pra localizar essa figura pra mim! Um abraço!