10 curiosidades sobre o sessentão Mauro Shampoo
No dia do seu aniversário de 60 anos, saiba mais sobre o “Pior Camisa 10 do Mundo”
Se ter um filme sobre si já é privilégio de poucos, dois então… No caso de jogadores de futebol, precisa ser muito craque. Ou muito perna-de-pau. Caso de Mauro Shampoo, maior ídolo da história do Íbis, o Pior Time do Mundo.
Figura querida no folclore do futebol brasileiro, o ex-camisa 10, hoje cabeleireiro no Recife, tem muuuita história para contar. No dia de seu aniversário de 60 anos, o Verminosos por Futebol reúne 10 curiosidades sobre o “pior camisa 10 do mundo”.
1) Da praia para o gramado
Filho de uma família humilde e numerosa, com 13 irmãos, o recifense Mauro Teixeira Thorpe jogava bola na praia de Boa Viagem. Visto por um olheiro, foi levado para o time infantil do Náutico, onde permaneceu por cinco anos, até ser dispensado.
2) Dá-lhe, Vovozinha!
Mauro se profissionalizou pela Associação Atlética das Vovozinhas, que mais tarde mudou de nome para Associação Atlética Santo Amaro. Em 1981, fazendo parte do elenco, o meia foi vice-campeão da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.
- Leia também:
-
Deu a louca
Garoto teve aniversário temático do Íbis
Viagem no tempoO duelo América x Íbis que valeu troféu
Deu a loucaÍbis, o pior do mundo, vira febre na internet
3) Pé esquerdo do Íbis
Sem espaço no Santo Amaro, Mauro desceu um degrau em tradição, partindo para o Íbis Sport Club em 1982. A chegada coincidiu com a pior fase na história do time rubro-negro, quando ficou sem vencer entre 1980 e 1984, sequência de 23 partidas.4) Diferença “monstra”
Mauro defendeu o Íbis até 1990, quando encerrou a carreira, aos 34 anos. Lá, o meia só marcou um único gol, na derrota por 8 a 1 para o Ferroviário do Recife. “Fiz o gol e corri o estádio todo. A arquibancada estava lotada. Lotada de espaço vazio”, costuma dizer.5) Arte com as mãos
Ao deixar o futebol, Mauro abraçou a carreira de cabeleireiro. Seu salão, todo decorado com adereços do Íbis, é um dos mais conhecidos de Boa Viagem. “Jogador do Íbis, cabeleireiro e homem. Mauro Shampoo às suas ordens”. Assim ele atende ao telefone.“Jogador do Íbis, cabeleireiro e homem. Mauro Shampoo às suas ordens”.
6) Filho de peixe…
Mauro tem um casal de filhos. Honved Thorpe, o Xampuzinho, chegou a ser jogador do Íbis, também sem sucesso. Apesar da pouca qualidade técnica, não desbancou o status do pai.7) Reserva na política
Mauro foi candidato a vereador no Recife nas eleições de 2012. Graças à fama, virou suplente.8) Na tela do cinema
O ídolo do Íbis inspirou dois documentários: “Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem” e “Mauro Shampoo – O pior camisa 10 do mundo”. O primeiro, produzido por Paulo Henrique Fontenelle e Leonardo Cunha Lima, foi eleito o melhor curta do prêmio Cinefoot de 2010.9) Letra de música
Mauro Shampoo também inspirou uma música, trilha sonora do filme vencedor do Cinefoot: “A Incrível História de Mauro Shampoo”, de Oswaldo Montenegro.“Essa é a história verdadeira / Lenda urbana brasileira / Viva Mauro Shampoo! / O centroavante glorioso da derrota / Que a tristeza a gente enxota / Como enxota o urubu / É no gol contra que se testa a alegria / Gol de placa é fantasia / Pois baião não é blues…”
10) Maior que craques
O Íbis contou com jogadores que fizeram história no futebol brasileiro, como Vavá e Rildo, com passagens pela seleção brasileira. Mesmo assim, Mauro Shampoo se tornou muito mais celebrado. Porque virou símbolo da ruindade que colou como marca do time para sempre.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
3
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
6
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
7
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
8
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
// TV Verminosos
Compartilhe: