Você gosta de colecionar cartões postais de estádios? Você não está sozinho!
Série do Verminosos por Futebol apresenta os caras mais loucos por postais de estádios
Houve um tempo em que, para possuir fotos de estádios sem você próprio ter feito a imagem, só havia quatro formas: através de jornais, revistas, livros… ou cartões postais. Essa última, a maneira mais acessível, tornou-se muito difundida mundo afora. Até que foi atingida pela popularização da internet e da fotografia digital. Porém, o colecionismo de postais de estádios não morreu.
É o que mostra uma turma de colecionadores. Eles estão reunidos num grupo de Whatsapp para fãs de cartões postais de estádios, que até a publicação desta matéria conta com 33 pessoas com o mesmo gosto. Espalhados por vários estados do Brasil, esses colecionadores acumulam centenas ou até mesmo milhares de postais de futebol.
Esta matéria faz parte da série Postais FC. Leia as outras:
– Paranaense tem 6 mil cartões postais de estádios de todos os países do mundo.
– Este equatoriano já viajou a 1.000 estádios de 90 países para produzir postais.
– Americano comanda o maior site de venda de postais de estádios no mundo.
- Leia também:
-
Dica cultural
Site do IBGE reúne fotos antigas de estádios do Brasil
Carrinho de comprasDesigner produz mini estádios de papel
Papo sério40 estádios com nomes mais legais no país
Papo sérioApp indica quantos estádios você já visitou
A maioria fez parte da Sociedade dos Colecionadores de Postais de Estádios (Socope), criada em 1986. A entidade promovia os Encontros de Colecionadores de Postais de Estádios (Encopes), que ocorriam de três a cinco vezes por ano, em várias capitais. Nos tempos áureos, o grupo reunia 150 colecionadores, mas desde 2010 as atividades rarearam.
Reflexo da tecnologia, que ao mesmo tempo em que valorizou a fotografia, reduziu o interesse pela foto impressa. Por ironia, a mesma tecnologia está reaproximando colecionadores, graças às redes sociais. “O grupo de Whatsapp foi criado em 2017. A internet nos ajudou muito, resgatando quem estava afastado”, conta José Vicente de Lima, de 59 anos.
A idade dos integrantes varia de 30 a 70 anos, indica José Vicente. “Nós participamos muito no grupo, trocando informações, postando fotos. Quando encontramos raridades, sempre mostramos uns aos outros”, relata o colecionador, cearense que mora em Indaiatuba (SP).
“O grupo de Whatsapp foi criado em 2017. A internet nos ajudou muito, resgatando quem estava afastado”. (José Vicente de Lima)
Coleção gigante
José Vicente é um dos maiores colecionadores de postais de estádios no Brasil. Desde que entrou para a Socope em 1986, ele somou 12.500 cartões à coleção. “Nunca contei quantos países são”, aponta.
Se José Vicente enviasse dois postais às prefeituras de todos os 5.570 municípios do país, ao prefeito e ao vice, ainda restariam 1.360. Parece muito? “Tem gente que tem mais!”, garante. Tá louco!
Serviço:
> Quer fazer parte do grupo de Whatsapp de colecionadores de postais de estádios? Mande seu fone, que a gente repassa a José Vicente: contato@verminososporfutebol.com.br.
A série Postais FC traz mais três matérias, apresentando um colecionador que possui cartões postais de estádios de todos os países, o maior produtor de postais de estádios no mundo e também o proprietário do maior site de venda de postais de estádios no planeta. Boa leitura!
Leia as matérias da série Postais FC:
– Você gosta de colecionar cartões postais de estádios? Você não está sozinho!.
– Paranaense tem 6 mil cartões postais de estádios de todos os países do mundo.
– Este equatoriano já viajou a 1.000 estádios de 90 países para produzir postais.
– Americano comanda o maior site de venda de postais de estádios no mundo.2 respostas para “Você gosta de colecionar cartões postais de estádios? Você não está sozinho!”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
// TV Verminosos
Compartilhe:
Qual contato da SOCOPE, e-mail, WhatsApp?
Obrigado
Paulo
Olá estou com acervo de postais de estádios de futebol do meu pai, ele está acamado devido um AVC que teve em 2020. Estou querendo vender todos para rever o dinheiro para compra de mantimentos para ele, fraudas, medicamento e etc…