Leia a monografia sobre o Verminosos
O estudo de André Almeida destaca novos processos jornalísticos desde a consolidação da internet
Neste ano, o Verminosos por Futebol pela primeira vez foi tema de um estudo acadêmico – você talvez viu isso aqui. O jornalista André Almeida apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), de Fortaleza, uma análise deste site, tendo como foco a série de reportagens “Futebol de Raiz”.
A monografia “Webjornalismo esportivo: Uma análise da série Futebol de Raiz, do site Verminosos por Futebol”, recebeu nota 10 da banca avaliadora. Não à toa. A gente conferiu o trabalho, que teve orientação do professor Miguel Macedo, e nele há algumas abordagens interessantes para quem está na faculdade de Jornalismo ou mesmo já atua no mercado.
> CONFIRA AS REPORTAGENS DA SÉRIE ‘FUTEBOL DE RAIZ’
- Medina EC: Amador com jeitão profissional
- Saci FC: O time de amputados
- Canta Galo: Pra jogar, tem que madrugar
- Meia-noite: O racha dos garçons
- Roberto: O homem dos mil gols
- Ceguim: O técnico que tudo vê
O estudo destaca, sobretudo, os novos processos do fazer jornalístico desde a consolidação da internet. Se ao mesmo tempo o mercado do jornalismo sofre para adaptar seu modelo de negócios ao novo tempo, o momento é propício para quem entra nele com propostas que fujam ao convencional. Confira um trecho da conclusão do estudo de André Almeida:
— Com a internet e os avanços tecnológicos, foram muitas as mudanças provocadas na rotina jornalística e na função do jornalista. Além disso, as formas de narrativa também passaram por alterações. Neste trabalho, foi possível analisar que, através de novas características específicas e suas diversas potencialidades, a web possibilita diferentes maneiras de configuração textual. Pode-se concluir também que, para se adaptar às exigências do mercado da informação na contemporaneidade, os processos de elaboração também passaram por alterações. É necessário que o jornalista rompa com os parâmetros tradicionais de produção, para que possa estar na constante busca de inovações, a fim de manter a essência do jornalismo: contar boas histórias. Foi possível aferir que essa é a premissa da série do Verminosos por Futebol.
Para ler o trabalho completo, de 98 páginas, basta clicar neste link, fazendo o download do arquivo, disponibilizado gentilmente pelo jornalista aqui no Verminosos. Vale a pena!
Clique no link e leia também:
http://www.verminososporfutebol.com.br/na-geral/verminosos-vira-tema-de-monografia-na-fa7/
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
2
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
3
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
4
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
5
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
6
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
7
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
8
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
Deixe um comentário